quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Peça de Soffredini abre Festival de Cenas

A montagem retrata o ano de 1978, quando o jovem
Ramar quebrou a imagem da padroeira do Brasil

A peça Minha Nossa, do autor santista Carlos Alberto Soffredini, dá início às atividades da sétima edição do Festival de Cenas Teatrais da Casa 3 de Artes (Fecastre) no dia 26 de outubro, às 19h30, no Teatro Procópio Ferreira. O Festival acontece até 2 de novembro e irá homenagear o ator e diretor Ferreira Sampaio, um dos responsáveis pela inserção do teatro na cidade de Guarujá/SP.
Entre atores e equipes técnicas da Baixada Santista e capital, 500 profissionais irão competir em cenas com duração de 15 a 20 minutos. "O Festival reúne artistas, pesquisadores e público, o que fortalece o movimento artístico e possibilita o surgimento de novos grupos" ressalta o organizador, Marcelo Wallez.

O coordenador do Museu da Imagem e do Som de Santos, Nívio Mota, e as diretoras teatrais, Maria Tornatore e Mìriam Vieira, compõem o júri que irá avaliar as apresentações. O primeiro colocado na categoria melhor cena irá receber o prêmio de R$500. Já o segundo e terceiro lugar recebem troféus. Além de melhor cena, mais dez categorias serão julgadas: melhor direção, melhor atriz, melhor ator, melhor atriz coadjuvante, melhor ator coadjuvante, melhor cenografia, melhor figurino, melhor maquiagem, melhor iluminação e o prêmio especial do júri.

Paralelamente às apresentações, no foyer do Teatro, os artistas Ana Paula Van Pelt e Kadu Veríssimo expõem seus trabalhos artísticos. Já na Casa 3 de Artes, no dia 27, às 15h, acontece a oficina La Salle de Danse com foco em um olhar mais crítico sobre a representação teatral por meio da dança. No dia 1 de novembro, no mesmo horário, entra em cena as questões técnicas da apresentação.

Sobre Ferreira Sampaio
Quando chegou a Guarujá vindo do nordeste, na década de 70, Ferreira Sampaio criou o grupo Teatro e Cultura da Ilha de Santo Amaro. Entre os espetáculos que dirigiu estão Um baiano em Paris, Lampião e Maria Bonita e Um Genro que era Nora. O Show dos 20 anos, em abril de 1990, foi seu último trabalho. Em 1991, faleceu de enfisema pulmonar.

Sobre o Fecastre
O Festival de Cenas da Casa3 de Artes surgiu em 2003 por iniciativa dos empresários Marcelo Wallez e Kadu Veríssimo com intuito de fortalecer a classe teatral da cidade. Na sétima edição, o projeto conta com o apoio da Lei Rouanet, o que permite que empresas e individuais financiem o Festival.

O Teatro Procópio Ferreira fica na Av. Dom Pedro I, 350. Os ingressos custam R$5,00 e um quilo de alimento, preferencialmente feijão ou arroz, que serão doados para o Fundo Social de Solidariedade do município. As oficinas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas na Casa 3 de Artes à Rua Manoel Francisco, 178, Guarujá.

O Fecastre é uma realização da Casa3deArtes e do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC) com o apoio da Associação dos Artistas, Érika Coiffeur, Malharia e Estamparia Frutos do Mar, Prefeitura Municipal de Guarujá, Unaerp e Via Arte Produções. Mais informações pelo telefone (13) 3387-8089 ou clique aqui.

Nenhum comentário: