quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Ensaio para Gota D'Água

Já no dia 27 de outubro, antes de iniciar a Mostra Competitiva do VIII Fecastre acontecerá a estréia do espetáculo Ensaio para Gota D'Água.
Com a Cia Casa3.
Direção Kadu Veríssimo
Baseado na obra de Chico Buarque e Paulo Pontes.



O Espetáculo e a Proposta de Encenação

O Espetáculo nasceu de um processo criativo que foi resultado de encontros semanais na Casa3deArtes, onde o coletivo encontrava-se para treino de improvisação e técnicas teatrais.
Todos são alunos da Casa3deArtes que juntos com o diretor do espetáculo encontraram-se também fora das aulas para discussão, exercício e pesquisa de novas técnicas.
Um primeiro experimento, exercício deste espetáculo aconteceu em 2009 , quando foi montada a cena Gota D’àgua para participação e exercício em alguns eventos da escola.Instigados com o tema, esse coletivo decide pesquisar o universo do samba, suas personagens, suas histórias, e que assim desta pesquisa nascesse uma nova Dramaturgia com novos personagens que servicem a um novo espetáculo.
Meses de pesquisa, sambas, choros, improvisos e afins, os personagens eram desenhados, mas difíceis de se cruzarem em uma dramaturgia que fosse interessante a todos, a experi~encia do coletivo enquanto criação é rica para experimentos, mas difícil de ser concretizada, é um exercício que continuaremos tentando, acredito que só com a experiência ele seja possível, voltamos então ao berço deste processo, voltamos ao texto de Chico Buarque e Paulo Pontes, Gota D’água.

Mas uma nova proposta acaba sendo inserida, do velho processo, univeros do samba e afins onde tudo era quente, esfuziante, fica a proximidade com o público, a utilização de cadeiras e elementos simples para compor uma cenografia , um novo clima instaura-se, o processo se encaminha e laboratórios se fazem presente.
Como Direção quero em cena somento o que é necessário as personagens,tendo como fio condutor o exercício tanto para mim como para eles tenho o desejo de trabalhar com as coisas mais simples e realmente necessárias, assim muitas vezes desejos idéias, e sonhos se materializam através de desenhos no chão, paredes, objetos entram quando significam ao personagem.
A platéia fica assim como nas antigas Tragédias em uma arena, mas nessa nossa arena os personagens estão dentro e fora dela, o público é o meio, transita entre essas duas partes.O miolo.
O Espetáculo foi construído com a proposta de exercício, e que seja um exercício constante e em movimento,construído para ser experimentado em salas de ensaio, em qualquer lugar onde tenha um grande retângulo e algumas luzes para dar uma pequena ambientação, para que com pequenas e simples coisas como chão, giz, fita crepe e uma sincera entrega de todos aconteça o Fenômeno Teatral . o Elenco em sua maioria são jovens que com garra experimentam grandes personagens, dão vida a grandes tragédias, experimentando essa proximidade, essa cumplicidade com o público, para que nesta relação íntima compartilhem suas experiências.


Sinopse

O Exercício Teatral tem como pano de fundo as agruras sofridas pelos moradores da Vila do Meio Dia, e no centro dessa história a relação de Joana abandonada por Jasão para casar-se com Alma ,a filha do rico Creonte.

* Só é permitida a entrada de 30 pessoas por sessão, INF: 13-33878089

Um comentário:

Anônimo disse...

Sabe que eu até fiquei emocionada lendo tudo isso? MERDA PRA GENTE.